Popularidade de Trump cai nos EUA em meio à crise econômica e guerra comercial

0 22

A popularidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou queda significativa, segundo nova pesquisa da YouGov encomendada pela revista The Economist. O levantamento mostra que 51% dos americanos desaprovam o desempenho geral do presidente, enquanto 43% ainda o apoiam — uma queda de cinco pontos em apenas uma semana.

Além disso, 54% dos entrevistados afirmam ter uma visão desfavorável de Trump, enquanto 43% mantêm uma imagem positiva. A rejeição atinge até seus próprios eleitores: a aprovação entre aqueles que votaram nele em 2024 caiu de 91% para 85%, enquanto a desaprovação subiu para 14%.

Economia e tarifas impulsionam insatisfação

A condução da economia aparece como um dos principais fatores de desgaste. Segundo a pesquisa, 51% desaprovam a gestão econômica atual, e apenas 41% aprovam. A rejeição às políticas econômicas cresceu até entre seus apoiadores, com queda de nove pontos na diferença entre aprovação e desaprovação.

No que diz respeito à inflação, 55% dos americanos criticam as ações do governo e apenas 36% aprovam. Entre os eleitores de Trump, 19% se dizem insatisfeitos com o controle de preços.

A política de tarifas generalizadas — uma marca do atual governo — também sofre rejeição da maioria. Medidas como a taxa mínima de 10% sobre todas as importações são reprovadas por 52% dos entrevistados, enquanto apenas 36% apoiam. A rejeição é quase total entre os democratas (86%), e o apoio entre republicanos varia: 74% entre os apoiadores do movimento MAGA e 51% entre os demais.

Impactos previstos das tarifas

Grande parte da população acredita que as tarifas vão encarecer produtos e prejudicar a economia:

  • 80% acham que os preços vão subir (47% preveem alta significativa);
  • 55% temem impacto direto no próprio bem-estar financeiro;
  • 53% preveem efeitos negativos na economia americana;
  • 52% acreditam que a imagem global dos EUA será prejudicada;
  • 56% esperam retaliação de outros países;
  • 40% acreditam na possibilidade de uma nova guerra comercial.

Outros dados da pesquisa

A pesquisa também mostra que 52% dos americanos acreditam que Trump tentará um terceiro mandato, embora apenas 17% defendam essa possibilidade. Apenas 8% acreditam que a Constituição permitiria uma nova candidatura.

Outros pontos de crítica incluem:

  • 56% acham que o governo foi “longe demais” com as tarifas;
  • 51% desaprovam declarações de Trump sobre anexar territórios como Canadá e Groenlândia;
  • 48% consideram excessivos os cortes em pesquisa científica.

O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 8 de abril de 2025, com 1.741 entrevistados e margem de erro de três pontos percentuais.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...