A partir desta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador começa a emitir alertas e informativos sobre o transporte público da cidade por meio de painéis digitais e do aplicativo Cittamobi, em parceria com a empresa Eletromídia e a plataforma de mobilidade. A novidade tem o objetivo de oferecer à população informações em tempo real sobre a mobilidade urbana, ajudando os usuários a acompanhar a situação dos transportes de maneira mais rápida e eficiente.
Atualmente, Salvador já conta com 135 painéis digitais espalhados por pontos estratégicos da cidade. Esses dispositivos exibem dados sobre o transporte público, como atrasos, mudanças de itinerário e novas linhas, diretamente para quem está nos pontos de ônibus e terminais. Até dezembro de 2024, a previsão é de que a cidade tenha 200 painéis em operação, ampliando ainda mais o alcance dessa tecnologia.
Segundo o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, a ideia é que o usuário do transporte público tenha acesso imediato às informações, sem precisar procurar ativamente. “A informação estará disponível nesses equipamentos, facilitando o dia a dia de quem depende do transporte público”, explicou.
Além dos painéis, o aplicativo Cittamobi, homologado pela Semob, também será uma importante ferramenta para os usuários. O app contará com uma nova funcionalidade chamada “Alertas”, que aparecerá na parte superior da tela, sempre que houver algum evento que possa impactar o transporte na região onde o usuário está localizado. Os alertas poderão incluir dados sobre atrasos causados por manifestações, mudanças temporárias nos itinerários e outros tipos de ocorrências que afetam a mobilidade.
Essa nova medida busca otimizar o acesso às informações de transporte e tornar o sistema mais dinâmico, promovendo uma comunicação mais direta entre a Semob e os cidadãos, garantindo que os usuários estejam sempre atualizados sobre a situação do transporte público em Salvador.