Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências

0 59

O primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 registrou uma ausência média nacional de 28,1%. Esses dados são preliminares e são baseados em 98% dos locais de aplicação do exame. No total, mais de 3,9 milhões de candidatos estavam inscritos para este ano. No entanto, 71,9% dos candidatos compareceram para fazer o exame, distribuídos em mais de 132 mil salas em 1.750 municípios brasileiros. A taxa de ausência foi semelhante à registrada no ano passado (28,3%).

O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou o aumento no número de inscritos em 2023, com cerca de 13,1% a mais em comparação com o ano anterior. Ele destacou os esforços do governo para incentivar os jovens a participar do Enem, ressaltando a importância do exame como a principal forma de acesso ao ensino superior no país. Neste ano, houve 3.939.242 inscrições confirmadas, em comparação com 3.476.105 inscrições no ano anterior.

Neste primeiro dia, os estudantes realizaram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A edição do Enem 2023 trouxe uma inovação, com gráficos e figuras das provas impressos em cores para facilitar a leitura por parte de candidatos daltônicos ou com problemas de visão. O cartão-resposta também foi ampliado para acomodar melhor candidatos com deficiência visual.

A aplicação das provas do primeiro dia do Enem 2023 teve 4.293 candidatos eliminados por infrações, como portar equipamentos eletrônicos, sair da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar materiais impressos e não seguir as orientações dos fiscais. Todas essas regras estavam estabelecidas no edital. Além disso, 905 candidatos enfrentaram problemas durante a aplicação das provas, incluindo questões de saúde, interrupções temporárias de energia e falta de água.

Estudantes prejudicados por condições climáticas, problemas de logística ou acomodados em locais de prova a mais de 30 quilômetros do especificado no edital poderão solicitar a reaplicação das provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Aqueles com problemas de saúde que impediram a realização da prova também têm direito à reaplicação, com a solicitação disponível pelo Inep.

Além disso, a imagem de uma prova de redação do Enem 2023 circulou nas redes sociais e grupos de WhatsApp durante o exame, levando a Polícia Federal a investigar o caso. A imagem divulgada mostrava o tema da redação e instruções sobre como escrevê-la, o que constitui uma infração às regras do exame. Duas diligências da Polícia Federal já foram realizadas em Pernambuco e no Distrito Federal para identificar os responsáveis pela divulgação das imagens.

O Enem é considerado a principal porta de entrada para instituições de ensino superior no Brasil e em Portugal. Os resultados do Enem são usados para ingresso em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). O exame também é usado para acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do Ministério da Educação (MEC). Mais de 1,8 milhão dos candidatos já concluíram o ensino médio, 1,4 milhão deve concluí-lo em 2023, e há também candidatos treineiros que buscam testar seus conhecimentos.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...