Professores retomam mobilização na porta da Alba na manhã desta segunda (17)

O coordenador da APLB, Rui Oliveira, disse que governo quer 'dar um golpe' nos professores

0 113

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), Rui Oliveira, disse que os professores devem retomar a mobilização na porta da Assembleia Legislativa do Estado (Alba),  na manhã desta segunda-feira (17). Dessa vez, a categoria vai se reunir por causa da votação do polêmico projeto que suspende as gratificações pagas aos educadores.

Rui chegou a afirmar que não sabia que a votação ia ser nesta segunda (17). “O governo quer dar um golpe na educação, porque a votação estava prevista para terça-feira (18)  e com ampla convocação da APLB. Agora, o governo, de forma covarde, antecipa para hoje […] Por isso, estamos chamando os educadores e educadoras para estarem presentes na Alba nesta manhã”, disse o professor.

O representante do sindicato chegou rebater a declaração que o líder do governo, Zé Neto (PT), deu ao Metro 1, dizendo que as gratificações não melhoram a educação. Segundo Oliveira, o petista é “leva e traz” do governo. “Esse deputado não entende nada de educação. Na verdade, ele é um leva e traz”, disse.

Votações na Alba

A Alba deve votar nesta segunda uma série de projetos. Um deles é o que exclui do Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia as gratificações de 5% a 10% para cursos com duração inferior a 360 horas e também reduz o benefício ofertado a profissionais com mestrado (de 20% para 15%) e doutorado (de 25% para 20%).

A Assembleia também deve votar a Proposta de Emenda Constitucional do teto salarial, que limita os pagamentos de salários ao valor recebido por Rui Costa (PT) e mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano.

Com isso, os deputados estarão liberados para entrar em recesso de fim de ano.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...