Rússia mobiliza submarino e navios militares para proteger petroleiro alvo de sanções dos EUA
A Rússia enviou um submarino e navios de guerra para escoltar o petroleiro Bella 1, embarcação antiga que está sob monitoramento dos Estados Unidos há quase três semanas. A informação foi divulgada pelo jornal norte-americano Wall Street Journal e repercutida nesta terça-feira (6).
De acordo com a publicação, Moscou afirma ser proprietária do navio, o que pode abrir um novo capítulo de tensão diplomática entre o Kremlin e Washington. Autoridades norte-americanas acompanham o deslocamento do petroleiro e avaliam a possibilidade de apreensão da embarcação.
O Bella 1 foi sancionado pelos Estados Unidos em 2024 por integrar a chamada “frota sombra”, conjunto de navios utilizados para transportar petróleo de origem considerada ilícita, driblando sanções internacionais. Inicialmente, o petroleiro tinha como destino a Venezuela, mas alterou sua rota em dezembro para evitar uma possível interceptação pela Guarda Costeira americana.
No mês passado, a Rússia apresentou um pedido diplomático formal exigindo que os Estados Unidos suspendessem a perseguição ao navio. Ao reivindicar oficialmente a posse do Bella 1, o governo russo amplia a complexidade jurídica e política em torno de uma eventual apreensão.
A Casa Branca se recusou a comentar o caso. A emissora CBS News foi a primeira a noticiar que o governo dos Estados Unidos estuda medidas para confiscar o petroleiro.

