Salvador reforça ações contra o Aedes aegypti para festas populares

0 0

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, iniciou nesta semana uma série de ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti nos principais circuitos das festas populares, eventos natalinos e na programação do Réveillon. As iniciativas integram o Plano Verão sem Mosquito, reforçando a vigilância em áreas de grande fluxo de moradores e turistas durante o período festivo.

Entre 2 e 4 de dezembro, equipes do CCZ farão inspeções zoossanitárias vetoriais nos circuitos das festas de Santa Bárbara e Conceição da Praia, no Centro Histórico. A operação inclui vistoria detalhada de espaços públicos, eliminação de focos, identificação de criadouros e orientações para comerciantes, moradores e organizadores dos eventos.

Hotéis e pousadas também entram no radar para garantir maior controle nas áreas com maior movimentação turística. Além disso, estão previstas inspeções focais nos espaços das celebrações natalinas e a aplicação espacial de inseticida de efeito residual na Boca do Rio, onde será realizado o Show da Virada.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, o reforço na vigilância é essencial nesta época do ano. “Há aumento de visitantes, concentração de público e maior exposição a ambientes externos. Antecipar o cuidado reduz riscos e garante mais segurança sanitária para quem vive e visita Salvador”, destacou.

As equipes seguem atuando também na orientação à população e aos organizadores de eventos, reforçando a necessidade de eliminar recipientes que acumulam água — responsáveis por cerca de 80% dos focos do mosquito identificados nas inspeções rotineiras.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...