Salvador registra maior temperatura do ano com 35,2°C no domingo
No último domingo (2), dia da festa de Iemanjá, Salvador registrou a maior temperatura do ano, atingindo 35,2°C na Base Naval de Aratu. A informação foi divulgada pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
A segunda maior temperatura de 2025 ocorreu no dia 4 de janeiro, quando os termômetros marcaram 35°C, também na Base Naval de Aratu. De acordo com o Cemadec, essas altas temperaturas estão associadas à influência de uma massa de ar quente e seco, combinada com um sistema de alta pressão que mantém o tempo estável.
No ano anterior, a maior temperatura registrada foi de 36,2°C, em 14 de janeiro de 2024, na mesma localidade.
Especialistas explicam que sistemas de alta pressão costumam estar ligados à presença de massas de ar quente e seco, elevando ainda mais as temperaturas e reduzindo a umidade do ar. Esse fenômeno é comum em regiões áridas e desérticas, segundo o meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos do Nascimento.
Com a predominância da alta pressão, a umidade do ar diminui e o movimento descendente do ar dificulta a formação de nuvens e precipitações. Como consequência, as condições climáticas se tornam mais secas, favorecendo o aumento das temperaturas na capital baiana.