A Campanha Verão Sem Mosquito, organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), será lançada nesta quinta-feira (19), às 8h, no bairro de Itapuã. A iniciativa tem como objetivo intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, durante os meses de setembro de 2024 a março de 2025, período em que as temperaturas mais altas e as chuvas favorecem a proliferação do mosquito.
O evento de lançamento será realizado em frente à Escola Municipal Lagoa do Abaeté, onde agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a comunidade se reunirão para promover um “abraçaço” e distribuir materiais informativos, ressaltando a importância da prevenção. A campanha será direcionada a locais de grande circulação de pessoas, como escolas, hospitais, estações de transbordo e pontos turísticos, com o apoio de diferentes setores, como turismo, educação, meio ambiente e limpeza urbana.
Entre as ações, está o bloqueio de áreas com casos confirmados de arboviroses por meio da aplicação de inseticidas para eliminar os mosquitos adultos. De janeiro a setembro de 2024, Salvador registrou 1.633 casos de dengue, 127 de chikungunya e 71 de zika.
Alexandre Reis, secretário da SMS, destacou a importância da participação da população na campanha, alertando que cada cidadão deve agir como “agente de endemias” em sua própria casa, adotando práticas como evitar o acúmulo de água parada. Ele reforçou que as equipes do CCZ continuarão realizando visitas domiciliares em todos os bairros durante a alta estação, e os serviços podem ser solicitados pelo telefone 156 (Fala Salvador).
PROGRAMAÇÃO PRÉ-VERÃO
Setembro de 2024:
– Ações de controle vetorial na Ilha de Bom Jesus dos Passos, com aplicação de inseticida residual;
– Inspeções zoossanitárias vetoriais nos imóveis onde funcionarão sessões eleitorais e, se necessário, aplicação de inseticida de efeito residual.
Outubro de 2024:
– Ação educativa sobre as medidas para o controle do Aedes aegypti;
– Intensificação de inspeção e orientações nos pontos estratégicos (canteiros de obras, ferros velhos, borracharias, pontos de coleta de material reciclado);
– Inspeções zoossanitárias vetoriais em repartições públicas;
– Inspeções zoossanitárias vetoriais e aplicação de inseticida de efeito residual em cemitérios (públicos e particulares) antecedendo o feriado nacional do Dia de Finados.
Novembro de 2024:
– Intensificação das inspeções zoossanitárias vetoriais em imóveis de matrizes africanas;
– Caminhada Verão Sem Mosquito no Distrito Sanitário com maior índice de infestação no LIRA;
– Inspeção zoossanitária e se necessário, aplicação de inseticida de efeito residual no Terminal Marítimo de Salvador-BA (início da temporada dos cruzeiros em Salvador);
– Inspeções zoossanitárias vetoriais no circuito da Festa de Santa Bárbara (Centro Histórico).
PROGRAMAÇÃO VERÃO
Dezembro de 2024:
– Inspeções zoossanitárias vetoriais no circuito das festas da Conceição da Praia e Santa Luzia (Cidade Baixa/Comércio);
– Inspeções zoossanitárias vetoriais em hotéis e pousadas;
– Inspeção zoossanitária vetorial focal no local onde ocorrerão as festividades natalinas;
– Inspeção zoossanitária vetorial focal e aplicação espacial de inseticida de efeito residual no local onde ocorrerá o Festival Virada Salvador.
Janeiro de 2025:
– Inspeções zoossanitárias vetoriais e aplicação de inseticida adulticida e de efeito residual no circuito da Lavagem do Bonfim (praças, plano inclinado Liberdade/Calçada, Ferry boat e Terminal Marítimo);
– Inspeções zoosanitárias em colônias de pescadores;
– Inspeções zoossanitárias vetoriais no circuito do evento popular e aplicação de inseticida de efeito residual no circuito da Festa da Iemanjá (Rio Vermelho) .
Fevereiro de 2025:
– Inspeções zoossanitárias vetoriais nas instituições de ensino (escolas, colégios e faculdades);
– Inspeções zoossanitárias vetoriais em estabelecimentos de saúde, em especial às Unidades de Pronto Atendimento e emergências hospitalares;
– Inspeções zoossanitárias vetoriais e aplicação de inseticida de efeito residual no circuito da Festa de Itapuã;
– Inspeções zoossanitárias vetoriais em imóveis no entorno dos circuitos oficiais e alternativos do Carnaval 2025 e aplicação de inseticida adulticida (espacial e de efeito residual) nas áreas dos circuitos.
Março de 2025:
– Inspeções zoossanitárias vetoriais em estabelecimentos de saúde, em especial às UPAs e emergências hospitalares;
– Inspeções zoossanitárias vetoriais e aplicação de inseticida adulticida (espacial e de efeito residual) nas áreas dos circuitos oficiais e alternativos do carnaval no período pós-folia;
– Roda de Conversa nos templos de matrizes africanas incluídos nos ciclos de Ponto Estratégico – Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas.