Sesab confirma 40ª morte por dengue na Bahia; epidemia avança em todo o estado
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) reportou o registro da 40ª morte por dengue no estado. Os três óbitos mais recentes foram confirmados em Vitória da Conquista, Barra do Choça (sudoeste baiano) e Várzea Nova (norte do estado), esta última entrando na lista pela primeira vez.
A Sesab não divulgou a idade e o sexo das vítimas.
Atualmente, 269 cidades baianas estão em estado epidêmico de dengue.
O boletim mais recente da Sesab revela um aumento significativo de 667% no número de casos de dengue em 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. Até o dia 13 de abril, foram notificados 134.953 casos prováveis em todo o território baiano.
A região sudoeste do estado concentra 44% dos casos e 65% dos óbitos relacionados à dengue. Vitória da Conquista é o epicentro da epidemia na Bahia, liderando em número de casos prováveis e mortes, com 21.099 casos e 8 mortes confirmadas. O subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa, expressou preocupação com a situação, destacando que o município tem três vezes mais casos do que Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana, além de notificações de chikungunya e zika.