Sesab descarta novos casos de intoxicação por metanol na Bahia

0 7

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, nesta segunda-feira (5), que não há novos casos de intoxicação por metanol no estado. De acordo com a pasta, os oito casos suspeitos que estavam em investigação foram oficialmente descartados após exames laboratoriais.

Com a atualização, o balanço do surto permanece em sete casos confirmados, todos registrados no município de Ribeira do Pombal, no nordeste baiano. A intoxicação foi causada pelo consumo de bebidas alcoólicas adulteradas e resultou na morte de Vinícius Oliveira Vieira, de 31 anos. Outros pacientes seguem em acompanhamento médico em Salvador.

Em nota, a Sesab destacou que segue atuando em conjunto com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais no reforço das ações de vigilância e de conscientização da população para evitar novos registros.

“A Bahia não registrou novos casos de intoxicação por metanol. Além dos sete casos confirmados, em Ribeira do Pombal, outros oito foram notificados como suspeitos no estado, mas já foram descartados, após investigação”, informou a secretaria.

Entenda o caso

O surto teve início no final de dezembro, quando vítimas passaram a apresentar sintomas graves, como tontura e perda de visão, após ingerirem bebidas destiladas. As análises confirmaram a presença de metanol, um álcool industrial altamente tóxico, tanto no sangue dos pacientes quanto em garrafas apreendidas em depósitos da região.

Até o momento, quatro pessoas já receberam alta hospitalar. No entanto, o monitoramento segue rigoroso para Edicleia Andrade de Matos e Daniele Barbosa do Carmo Matos, que permanecem internadas no Hospital Couto Maia, em Salvador.

A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária continuam fiscalizando estabelecimentos e combatendo a comercialização irregular de bebidas. Em Ribeira do Pombal, o decreto municipal que proibiu temporariamente a venda de destilados termina nesta segunda-feira (5), mas as autoridades recomendam cautela redobrada quanto à procedência dos produtos.

Para reforçar a rede estadual de saúde, o Ministério da Saúde enviou 100 ampolas de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto no tratamento da intoxicação por metanol, garantindo preparo para eventuais novas ocorrências.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...