Sete policiais militares investigados por execuções foram alvo de uma ação deflagrada na manhã desta sexta-feira (2) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) nos municípios de Itabuna e Uruçuca. Um dos agentes foi conduzido à Coordenadoria da Polícia Civil de Ilhéus por posse ilegal de arma de fogo.
Os PMs são suspeitos de envolvimento na morte de Hebert Oliveira dos Santos, ocorrida em 9 de janeiro de 2023, em Itabuna, em circunstâncias que sugerem uma execução sumária.
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão. As diligências ocorreram em residências, em uma loja comercial e na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar, onde foram apreendidos celulares, pen drives, armas, munições e documentos. Esses itens serão analisados para uma completa apuração das responsabilidades.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara do Júri de Itabuna.
Segundo o MP, a operação, denominada Modus Operandi, é um desdobramento de uma investigação conduzida pelo MP em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) e da Corregedoria da Polícia Militar (Correg).