Tratamentos sinalizam perspectivas positivas no combate ao câncer
Em meio ao número expressivo de casos, tratamentos avançados sinalizam um cenário mais positivo em relação ao combate do câncer. Este sábado (4), marca o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença.
Dados globais mostram que, em 2040, o número de novos casos de pessoas diagnosticadas com tumores malignos chegará a 28,4 milhões, tornando o câncer líder do ranking das doenças que mais afetam a população mundial.
Considerando a realidade brasileira, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 704 mil novos diagnósticos de cânceres a cada ano do triênio de 2023 a 2025 – um aumento de pouco mais de 10% em relação às taxas de incidência estimadas para 2022 pela mesma entidade, indicando 625 mil novos casos até o final deste ano.
A estimativa aponta ainda para cerca de 2 milhões de casos de tumores malignos para o período. Na Bahia, a estimativa do Inca prevê 38.840 novos casos de câncer em 2023, sendo que 8.980 casos devem ser registrados na capital baiana.
As informações foram do A Tarde.