No segundo trimestre de 2024, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu expressivamente em 12,6% em comparação ao mesmo período de 2023, destacando-se como a unidade federativa com o maior avanço, muito acima da média nacional, que foi de 2,3%. Esses dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e estão no Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Secretaria do Turismo.
O fluxo de passageiros em aeroportos da Bahia, como os de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista, registrou um aumento de 8,7%, totalizando cerca de 2,3 milhões de pessoas no período. As rodovias também viram um incremento significativo no trânsito, com pedágios contabilizando um aumento de 6% no número de veículos em relação ao ano anterior.
A arrecadação de ICMS no setor turístico atingiu quase R$ 1,2 bilhão, com um crescimento de 23,5%, impulsionado por 86% das atividades turísticas. A taxa de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador ficou em 56,9%, sendo o segundo melhor resultado desde o início da série histórica em 2014.
O setor também criou 1.354 novos postos de trabalho formais, com destaque para os segmentos de restaurantes, transporte rodoviário de táxi, e hotéis. A zona turística da Baía de Todos-os-Santos liderou em criação de empregos, com um acréscimo de 318 postos.
Os festejos juninos, muito tradicionais na Bahia, tiveram um papel essencial no crescimento do turismo religioso durante esse período. As expectativas para o terceiro trimestre também são positivas, impulsionadas por eventos importantes como o Desfile da Independência, o Festival do Chocolate, e as celebrações religiosas como a romaria de Bom Jesus da Lapa e os eventos dedicados a Santa Dulce dos Pobres.