Ucrânia acusa Rússia de realizar maior ataque aéreo desde o início da guerra
A Ucrânia acusou a Rússia de ter realizado, na madrugada desta quarta-feira (9), o maior ataque aéreo desde o início da guerra, com o lançamento de 728 drones kamikaze e 13 mísseis contra várias regiões do país. A ofensiva foi divulgada pelo exército ucraniano, que relatou 741 projéteis lançados no total.
De acordo com o comando militar, os sistemas de defesa da Ucrânia interceptaram 718 drones e sete mísseis, evitando danos ainda mais severos. As informações foram confirmadas pelo presidente Volodymyr Zelensky, que classificou o ataque como “revelador” e defendeu novas sanções econômicas à Rússia e aos países que compram seu petróleo.
“O que aconteceu mostra que a Rússia não tem intenção de negociar paz. É mais uma razão para o mundo reforçar sanções contra o petróleo russo, que financia essa máquina de guerra há mais de três anos”, declarou Zelensky.
Cidades atingidas
Embora o principal alvo tenha sido Lutsk, no noroeste do país, também houve relatos de danos em outras regiões, como Dnipro, Zhytomyr, Kiev, Kirovohrad, Mykolaiv, Sumy, Kharkiv, Khmelnytskyi, Cherkasy e Chernigov.
O ataque ocorre poucos dias após um outro bombardeio de grande escala, na última sexta-feira (4), quando Kiev registrou 539 drones e 11 mísseis lançados pela Rússia, até então considerado o maior da guerra.