Última janela de transferências abre nesta quinta; veja as movimentações da dupla Ba-Vi
Clubes poderão contratar até o dia 2 de setembro; Vitória reformula elenco, enquanto Bahia mantém base e observa o mercado
Redação
A última janela de transferências do futebol brasileiro em 2025 foi aberta nesta quinta-feira (10). Os clubes da Série A poderão contratar atletas até o dia 2 de setembro. No futebol baiano, Bahia e Vitória vivem momentos distintos e adotam estratégias diferentes no mercado.
Vitória: reformulação em meio à crise
Vivendo um ano de eliminações precoces e luta contra o rebaixamento, o Vitória já iniciou uma ampla reformulação no elenco. Fora da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, o time ocupa a 16ª posição no Brasileirão, com os mesmos 11 pontos da zona de rebaixamento.
Deixaram o clube: Bruno Xavier, Fau, Gabriel Vasconcelos, Gustavo Mosquito, Hugo, Janderson e Wellington Rato.
Chegaram:
- Thiago Couto (goleiro)
- Rúben Rodrigues (meia)
- Renzo López (atacante)
Na comissão técnica, Fábio Carille foi contratado para substituir Thiago Carpini, demitido após sequência de resultados ruins.
Bahia: estabilidade e reforços pontuais
Em boa fase na temporada, o Bahia chega à janela com o elenco praticamente mantido. O clube é quinto colocado no Brasileirão, está nas quartas de final da Copa do Brasil, e disputa o playoff da Sul-Americana, após a queda na fase de grupos da Libertadores.
Movimentações confirmadas:
- Compra em definitivo do atacante Kayky, ex-Manchester City
- Renovações de contrato com Ademir, Jota e o técnico Rogério Ceni
Saída:
- O jovem Kauã Davi, negociado com o Levadia, da Estônia
Apesar do silêncio no mercado, o clube busca reforçar o elenco. Um dos principais alvos é o goleiro Patrick Sequeira, do Casa Pia (Portugal). O meia argentino Tomás Conechny, do Alavés (Espanha), também foi especulado, mas as negociações não avançaram.
Panorama da Série A
Entre os clubes que mais se movimentaram estão:
- Palmeiras: maior contratação até agora, pagando 12,5 milhões de euros (R$ 80,3 milhões) ao Nottingham Forest pelo atacante Ramón Sosa
- Fortaleza: trouxe os atacantes José Herrera (Argentinos Juniors) e Adam Bareiro (River Plate)
- Santos: contratou sem custos Willian Arão (ex-Panathinaikos) e Igor Vinicius (ex-São Paulo)
Outros clubes como Juventude e Sport também se destacaram com quatro reforços cada. Já Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio ainda não anunciaram nenhuma contratação.