Vitória defende tabu de sete anos sem perder para o Sport em Salvador
O Vitória entra em campo nesta quarta-feira (23), no Barradão, com a missão de manter um tabu que já dura quase sete anos: o time baiano não perde para o Sport jogando em Salvador desde outubro de 2017. No período, os rivais se enfrentaram cinco vezes na capital baiana, com três vitórias rubro-negras, um empate e apenas uma derrota.
A última vez que o Leão pernambucano levou a melhor na casa do adversário foi no dia 12 de outubro de 2017, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Sport venceu por 2 a 1, com gols de Diego Souza e Reinaldo Lenis, enquanto Tréllez descontou para o Vitória.
Desde então, o domínio é baiano. O início da sequência invicta foi em 26 de julho de 2018, com triunfo por 1 a 0, gol de Erick — jogador que voltou ao Vitória no início de 2025. No ano seguinte, o empate em 2 a 2, na Arena Fonte Nova, veio após o time da casa abrir vantagem com Anselmo Ramón e Wesley, mas sofrer o empate com gols de Guilherme e Pedro Carmona. Em 2023, novo 1 a 0 no Barradão, com Osvaldo garantindo o placar. Já neste ano, pela Copa do Nordeste, o Vitória venceu mais uma vez pelo placar mínimo, com gol de Janderson.
No histórico geral do confronto, as duas equipes já se enfrentaram 50 vezes, com leve vantagem para o Vitória: são 20 triunfos baianos, 16 vitórias pernambucanas e 14 empates. Como mandante, o time soteropolitano acumula 16 vitórias, quatro derrotas e quatro empates diante do rival.
A partida desta quarta é válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Vitória ocupa o 15º lugar com 15 pontos, fora da zona de rebaixamento. Já o Sport, que atravessa um momento difícil, é o lanterna da competição com apenas três pontos. O duelo está marcado para as 21h30, no Barradão.