Brasil é Convidado para Cúpula no Egito para Debater Crise em Gaza
O governo do Egito, na fronteira da Faixa de Gaza, convidou o Brasil a participar de uma cúpula com outros países, focada na guerra entre Israel e o grupo Hamas. A cúpula, que ocorrerá em 21 de maio, em Cairo, abordará principalmente a crise humanitária em Gaza. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de uma cirurgia no quadril, será representado por um enviado, cujo nome ainda não foi divulgado.
A iniciativa do convite ao Brasil vem após a tentativa do país, atualmente presidindo o Conselho de Segurança das Nações Unidas, de aprovar uma resolução sobre o conflito no Conselho. A diplomacia brasileira conseguiu amplo apoio para um texto de consenso, mas a oposição dos Estados Unidos, com direito a veto no Conselho, frustrou a expectativa de aprovação da resolução.
Além do Egito e do Brasil, é esperada a participação de outros países árabes, como Jordânia, Catar e Turquia. No último fim de semana, Lula conversou por telefone com o presidente do Egito. O avião da Presidência da República encontra-se no país, aguardando a autorização para a repatriação de aproximadamente 30 brasileiros em Gaza, próximos à fronteira com o Egito, mas a travessia da fronteira ainda não foi autorizada.