Polícia monta esquema de segurança para o BaVi que entregará título baiano
No preparo para o clássico BaVi, marcado para domingo (7) na Arena Fonte Nova, o esquema de segurança já está em andamento. Nesta quinta-feira (4), o Batalhão Especializado de Policiamento de Eventos (Bepe) e o Esquadrão de Polícia Montada realizaram um exercício conjunto para demonstrar a atuação conjunta entre policiais e cavalos. A atividade visa prevenir tumultos e confusões dentro e no entorno do estádio durante a partida que definirá o campeão baiano de 2024.
Vinte e duas duplas de policial/cavalo estarão de prontidão para impedir eventuais brigas que possam ocorrer. Além disso, integrantes do Batalhão de Choque, Academia de Polícia, Rondas Especiais (Rondesp), Grupamento Aéreo (Graer) e outras unidades especializadas também participarão da operação.
O major PM Moreno, comandante do Esquadrão de Polícia Montada, ressaltou a importância da atividade, que integra diversas unidades da corporação para simular situações que podem ocorrer em grandes eventos como o BaVi. Segundo ele, o treinamento também busca garantir a tranquilidade dos animais, preparando-os para possíveis situações de estresse.
Durante o exercício, os policiais participaram de uma palestra sobre o papel de cada integrante da tropa na ação, discutindo a importância do alinhamento das unidades antes, durante e após o jogo.
O capitão da Polícia Militar da Bahia (PMBA) Thiago Bezerra, comandante da 1ª Companhia do Bepe, destacou a importância do treinamento para lidar com um evento de grande magnitude como o BaVi. A expectativa é de que a torcida compareça em peso ao estádio, já que o clássico será de torcida única por recomendação do Ministério Público.
O capitão Thiago deixou uma mensagem de paz para os torcedores presentes: “Os policiais militares estarão presentes. Que eles possam contar com o Bepe, com a Polícia Militar da Bahia de modo geral, para garantir a segurança deles quando necessário for”.