A delegação brasileira chegou à marca de 57 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris nesta quarta-feira (04/09), com um total de 15 ouros, 15 pratas e 27 bronzes. O grande destaque do dia foi a nadadora Maria Carolina Santiago, que garantiu seu terceiro ouro nos Jogos, ao vencer os 100 metros livre da classe S12. Com essa conquista, Carol se tornou a atleta brasileira com o maior número de títulos na história dos Jogos Paralímpicos, acumulando um total de seis medalhas de ouro.
Destaques das conquistas brasileiras
Além do ouro de Maria Carolina Santiago, o Brasil conquistou a prata no revezamento 4x100m livre – 49 pontos, com a equipe formada por Matheus Rheine, Douglas Matera, Lucilene Sousa e Carol Santiago, repetindo o resultado alcançado nos Jogos de Tóquio. Patrícia Pereira também brilhou ao garantir a prata nos 50m peito S3, enquanto Mariana Gesteira assegurou o bronze nos 100m livre da classe S9.
No atletismo, Bartolomeu Chaves, conhecido como “Passarinho”, conquistou a prata nos 400m da classe T37, superando dificuldades físicas para alcançar o pódio. Outro destaque foi Wanna Brito, que garantiu a prata no arremesso de peso F32, estabelecendo um novo recorde das Américas.
Outros resultados
A atleta Verônica Hipólito voltou ao pódio após oito anos, conquistando bronze nos 100m da classe T36. Ariosvaldo Fernandes da Silva, o “Parré”, conquistou sua primeira medalha paralímpica aos 47 anos, com um bronze nos 100m da classe T53. Lara Lima também garantiu o bronze na estreia do halterofilismo paralímpico na categoria até 41kg.