O governo de Marrocos anunciou, por meio de ofício oficial, a concessão de uma cota de 20 mil toneladas de carnes bovina, ovina, caprina e camelídea do Brasil, com isenção total do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) na importação. A medida visa estimular o setor agropecuário local e garantir o abastecimento de alimentos no país. Essa conquista é resultado de uma missão oficial brasileira realizada em abril, liderada por Julio Ramos, secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com apoio do Ministério das Relações Exteriores e a participação de representantes diplomáticos e agrícolas brasileiros.
A isenção foi considerada um avanço nas tratativas comerciais entre Brasil e Marrocos, que anteriormente aplicava altas tarifas de importação, como 200% para carne bovina congelada e 100% para carne de frango in natura. Além da cota de carne, a regulamentação também permitirá a importação de até 120 mil cabeças de bovinos e 100 mil ovinos com a mesma isenção de IVA, reforçando o comércio entre os dois países. O imposto parafiscal, entretanto, continuará sendo aplicado aos importadores.
Marrocos se consolidou como um importante mercado para o Brasil, sendo o quarto maior destino das exportações brasileiras para a África em 2023, com um comércio bilateral que totalizou US$ 2,65 bilhões. Essa nova cota isenta fortalece ainda mais as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países e faz parte do esforço contínuo do Ministério da Agricultura do Brasil para ampliar as exportações do setor agropecuário brasileiro.