Marrocos isenta de impostos importação de carne bovina e ovina do Brasil

0 9

O governo de Marrocos anunciou, por meio de ofício oficial, a concessão de uma cota de 20 mil toneladas de carnes bovina, ovina, caprina e camelídea do Brasil, com isenção total do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) na importação. A medida visa estimular o setor agropecuário local e garantir o abastecimento de alimentos no país. Essa conquista é resultado de uma missão oficial brasileira realizada em abril, liderada por Julio Ramos, secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com apoio do Ministério das Relações Exteriores e a participação de representantes diplomáticos e agrícolas brasileiros.

A isenção foi considerada um avanço nas tratativas comerciais entre Brasil e Marrocos, que anteriormente aplicava altas tarifas de importação, como 200% para carne bovina congelada e 100% para carne de frango in natura. Além da cota de carne, a regulamentação também permitirá a importação de até 120 mil cabeças de bovinos e 100 mil ovinos com a mesma isenção de IVA, reforçando o comércio entre os dois países. O imposto parafiscal, entretanto, continuará sendo aplicado aos importadores.

Marrocos se consolidou como um importante mercado para o Brasil, sendo o quarto maior destino das exportações brasileiras para a África em 2023, com um comércio bilateral que totalizou US$ 2,65 bilhões. Essa nova cota isenta fortalece ainda mais as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países e faz parte do esforço contínuo do Ministério da Agricultura do Brasil para ampliar as exportações do setor agropecuário brasileiro.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...