Bruno Reis inicia visita oficial ao Benin com destaque para laços culturais e históricos

0 27

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, deu início, na quinta-feira (9), à sua agenda oficial no Benin, na África Ocidental, visitando a cidade histórica de Ouidah. Antiga capital do Reino de Uidá, a cidade é reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco e possui profundas conexões com Salvador, especialmente devido às origens das pessoas escravizadas que foram trazidas para o Brasil.

Durante a visita, Bruno Reis destacou as semelhanças culturais e históricas entre Salvador e o Benin, enfatizando a importância de fortalecer os laços entre as duas regiões. “É uma alegria estar aqui para conhecer as nossas origens. As nossas raízes se confundem. Muitos irmãos nossos estão aqui no Benin, e muitos irmãos beninenses estão lá no Brasil. É muito importante perpetuar essa relação para as gerações presentes e futuras”, afirmou o prefeito.

Reconhecimento e intercâmbio cultural

Em Ouidah, Bruno Reis foi recebido pelo prefeito Christian Mawugnong, que concedeu a ele o título de cidadão da cidade. A primeira-dama de Salvador, Rebeca Cardoso, também foi homenageada, tornando-se embaixadora de Ouidah. Além disso, o prefeito participou do Vodun Days, um festival internacional que celebra a espiritualidade, a música e a arte Vodum — religião ancestral do Candomblé brasileiro.

A cidade de Ouidah foi um importante centro urbano no século XVIII e abrigava um dos principais portos de onde pessoas escravizadas foram trazidas para a Bahia. Muitas dessas pessoas eram das nações Jeje e Fon, cujas tradições moldaram o patrimônio cultural afro-brasileiro.

Parcerias e futuro

A viagem busca firmar parcerias nas áreas de turismo, reparação e intercâmbio cultural entre Salvador e o Benin. Bruno destacou os desafios enfrentados por Ouidah, como infraestrutura e questões sociais, mas elogiou a força e a energia de seu povo, comparando-os aos habitantes de Salvador.

Nesta sexta-feira (10), o prefeito se reúne em Cotonou, maior cidade do Benin, com o presidente Patrice Talon, dando continuidade à agenda oficial que inclui encontros com autoridades e atividades culturais.

A viagem ocorre a convite do presidente beninense, que esteve em Salvador no ano passado. A comitiva de Bruno Reis inclui secretários municipais e representantes das áreas de governo, fazenda, reparação e cultura.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...