Trump afirma que ofensiva terrestre dos EUA na Venezuela “começará muito em breve”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (11) que as Forças Armadas americanas devem iniciar “muito em breve” operações terrestres para interceptar carregamentos de narcóticos que entram nos EUA a partir da Venezuela. A fala foi dada a repórteres na Casa Branca e repercutida pelos portais InfoMoney e g1.
Segundo Trump, as ações fazem parte de uma escalada na guerra norte-americana contra o tráfico de drogas. Nas últimas semanas, o presidente tem reiterado que pretende endurecer o combate às rotas terrestres utilizadas por grupos criminosos que atuam em território venezuelano.
A declaração ocorre após a apreensão de um navio petroleiro próximo à costa venezuelana, na quarta-feira (10). Questionado se a operação se relacionava ao combate ao narcotráfico ou se envolveria interesses ligados ao petróleo — já que a Venezuela possui uma das maiores reservas do mundo — Trump evitou especificar.
“É sobre muitas coisas. Eles nos trataram muito mal, e agora também não estamos tratando eles bem”, afirmou o republicano. Ele reforçou que a ação terrestre é iminente: “Nós vamos começar por terra também. Vai começar muito em breve”.
A tensão entre os EUA e a Venezuela permanece elevada, e as novas declarações indicam um possível avanço no nível de intervenção americana na região.

