A Polícia Militar informou que afastou os dois agentes envolvidos no caso em que um adolescente de 14 anos, Mateus dos Santos Souza, foi baleado e morto durante uma tentativa de “pegadinha” com amigos na cidade de Feira de Santana, na última sexta-feira (6). O jovem foi alvejado enquanto estava na garupa de uma motocicleta, e apesar de ser levado ao Hospital Emec e passar por cirurgia, não resistiu aos ferimentos, falecendo na madrugada de sábado (7).
O incidente ocorreu no bairro Papagaio, onde, segundo testemunhas, Mateus e seus amigos simulavam um assalto. A PM alegou que a guarnição da Rondesp Leste abordou os jovens após observá-los em uma motocicleta trafegando de forma suspeita e que um movimento brusco levou os policiais a disparar, acreditando que os ocupantes da moto estavam armados.
A morte de Mateus gerou indignação entre familiares e amigos, que organizaram um protesto, bloqueando ruas e ateando fogo em pneus. O corpo do adolescente foi sepultado no domingo (8), no Cemitério Jardim das Flores.
Em nota, a PM afirmou que a situação será investigada e que as medidas cabíveis estão sendo tomadas para esclarecer os fatos. A corporação ainda reforçou que ambos os ocupantes da moto receberam atendimento médico imediato após o ocorrido.