Com um investimento de R$ 106 milhões, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizará obra que vai interligar um trecho de quatro quilômetros de duplicação de adutora no sistema integrado de abastecimento (SIAA) de Salvador.
Para viabilizar a intervenção, o fornecimento de água precisará ser temporariamente interrompido na próxima segunda-feira (13), a partir das 8h, em parte da capital (localidades abaixo) e em alguns municípios da RMS e da região de Amélia Rodrigues. A conclusão dos serviços programados está prevista para 0h da terça-feira (14 de março).
A obra é mais uma etapa da duplicação da adutora principal de água tratada – tubulação de grande porte responsável por transportar água da Estação de Tratamento (ETA) Principal, em Candeias, para grande parte de Salvador e alguns municípios da RMS e da região de Amélia Rodrigues. De acordo com o presidente da Embasa, Leonardo Góes, a capacidade de transporte de água tratada será duplicada, principalmente na Grande Salvador. “A duplicação vai melhorar a capacidade de abastecimento com mais qualidade e menos interrupções, ao longo do tempo”, explicou.
A obra estruturante aumentará a confiabilidade do sistema, criando redundância, já que, em caso de vazamento em uma das tubulações no trecho duplicado, haverá a possibilidade de continuar abastecendo pela outra, implantada em paralelo.
“Além disso, a partir do momento que essa adutora estiver duplicada, será possível fazer esse tipo de serviço com metade da parada. Enquanto estiver sendo feito o procedimento em uma, a outra estará em funcionamento. Assim, poderemos fazer essas melhorias com menos impactos”, destacou Góes.