Ambulantes terão apenas 24h para se credenciarem para Carnaval pela internet após dias acampados
A prefeitura de Salvador divulgou nesta quinta-feira (2) que os vendedores informais terão apenas dois dias para se credenciarem para trabalhar no Carnaval de 2023. O cadastramento será realizado exclusivamente pela internet e ficará aberto das 10h do dia 8 de fevereiro até as 10h do dia 9 de fevereiro.
Desde janeiro, a prefeitura da capital baiana vem sendo criticada pela falta de preparo ao lidar com a categoria. No último dia 24, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador (CMS) chegou a enviar um ofício para o secretário da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Luciano Ribeiro, afirmando que o atual modelo adotado pela prefeitura “expõe a categoria a situações degradantes” — os ambulantes dormiram por dias embaixo de um viaduto para não perderem a fila de cadastramento.
Como forma de lidar com as críticas, a prefeitura decidiu que o credenciamento de ambulantes para o Carnaval será feito inteiramente online. Cerca de 30% dos baianos, entretanto, não têm acesso à internet.
Questionado sobre o credenciamento 100% online, Luciano Ribeiro afirmou que não haverá problemas, uma vez que, segundo ele, todas as pessoas em Salvador têm celular e acesso à internet. Além disso, o secretário da Semop disse ninguém seria pego de surpresa, uma vez que “vai ter tempo”.
As informações foram do Metro1