AMOVA emite nota sobre utilização do Hotel Malibu em acolher profissionais de saúde e segurança positivados para Covid 19

0 510

NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO

À Comunidade de Vilas do Atlântico e Lauro de Freitas

Nós, como membros da Amova, viemos externar o nosso repúdio com a total falta de transparência e inoperância da gestão de Lauro de Freitas, perante a condução das providências e da tratativa com o governo do Estado acerca do envio de pacientes positivos para Corona vírus a serem depositados no Hotel Malibu Plaza em Vilas do Atlântico.

É público que o governo do Estado divulgou nota oficial esclarecendo a metodologia de hospedagem desses pacientes no referido hotel.

Relembramos cronologicamente, que em momento algum a Amova deixou de se posicionar ou de tomar providências para tentar proteger a população, visto que em 27/03 fomos cientificados da ação do governo prestando queixa imediata na ANVISA sob n0 2020123423, a qual se encontra em andamento. Em 28/03 foi realizada uma LIVE com especialista para identificar e orientar os riscos da ação. Em 31/03 após termos sido alertados da presença de pacientes no hotel, fomos averiguar situação no local sem resposta positiva. Retornamos em 7/4, porém recebendo negativa do hotel quanto a presença de qualquer paciente. Mantivemos a cobrança do pedido de esclarecimento e compromisso da prefeitura em buscar estratégia mais apropriada, motivo pelo qual a prefeitura emitiu dois comunicados oficiais: um pela ASCOM / PMLF e um vídeo no Facebook oficial da prefeita se pronunciando contra o contrato e tomando providências cabíveis. Em 9/4 entramos novamente em contato com o secretário de saúde que prometeu prestar esclarecimentos, porém até o momento sem respostas, indo de encontro a todo o posicionamento anterior feito publicamente pela prefeitura.

Entendemos que RESPEITO aos profissionais de saúde se dá a nível de gestão, com condições de trabalho dignas, equipamento de proteção individual (EPI) e seguro saúde, além de contratação assegurando direitos trabalhistas para quem está na linha de frente do combate ao vírus no nosso Estado. Jamais poderemos entender respeito para com um paciente de doença infectocontagiosa, sendo colocado em local sem tratamento adequado ou infraestrutura, lembrando que o Malibu Plaza é um hotel, possui protocolos de turismo, jamais poderia ser habilitado como local para tratamento de doentes, papel exclusivo DOS HOSPITAIS.

Vale ressaltar que adoecimento em serviço possui legislação específica que os trabalhadores, afinal os pacientes não estão de férias!

Entendemos que essa ação já deixou de ter caráter humanitário, tanto em relação aos profissionais de saúde, que não estão tendo seus direitos assegurados pelo Estatuto dos servidores do Estado, quanto em relação à população de vilas que é majoritariamente idosa e que corre o risco de ser contaminada, num raio mínimo que vai da igreja ao Vilas Village, sem no entanto, esquecer o potencial de disseminação dessa doença vivido na Itália e Espanha.

Esclarecemos que entendemos o fato de a prefeitura permanecer SEM INTERESSE ou competência em confrontar o governo do Estado é devido ao alinhamento político partidário entre eles e que segue omissa no que diz respeito ao seu dever institucional de proteger a população de Vilas do Atlântico e Lauro de Freitas.

É fato corrente que nos últimos três anos Vilas do Atlântico vem sendo atacada incessantemente pela gestão, seja por aprovação de plano diretor irregular, alvarás de construção fora da legislação, descumprimento de sentenças judiciais, poluição sonora sem precedente, eventos de grande porte na praia e também em área de preservação, retirada do muro e divisas, o que aumenta a insegurança e a violência! Pelo simples fato de não encontrar base eleitoral na nossa localidade, a gestora está punindo de forma cruel a população de Vilas, e sem consulta, a está relegando ao fruto irresponsável e imprevisível de um misto de pânico, medo e doença.

Consideramos desumano e perverso a forma como a comunidade está sendo exposta ao vírus, sem orientação ou informações claras sobre o que ocorre no hotel, sem sequer ter sido consultada, completamente rendida num processo de implantação desse contrato às escondidas, envolta em mentiras, negociação empresarial irresponsável, politicagem e falha técnica grave, selando de forma definitiva um destino que pode impactar de forma grave o futuro da saúde da população de Lauro de Freitas, afinal o vírus não obedece a  ideologia política e desconhece divisas de loteamentos ou bairros!

Recomendamos primordialmente a comunidade que se lembre da crueldade e da tentativa de destruição executada de forma incessante pela gestão atual, pois estamos em ano de eleição e a hora de mudar é agora!

Aguardamos o posicionamento público dos órgãos de representatividade do nosso município e do Estado! Merecemos e temos direto a satisfações públicas acerca do que ocorre entre o Estado, os pacientes infectados e o Hotel Malibu Plaza.

Em tempo, nos colocamos solidários, dispostos a construir soluções, dentro do alcance do nosso âmbito de ação, que contemplem todos os envolvidos. De forma nenhuma avalizaremos condutas que não se mantenham dentro das orientações técnicas da OMS.

Por fim, cientes da nossa responsabilidade de moradores e de associação reafirmamos nosso repúdio pelo modo como os pacientes e os moradores veem sendo tratados pela gestão e nos manteremos unimos ao grito de socorro da comunidade de Vilas do Atlântico, afinal desinformação mata e acolhimento não é tratamento!

Ao poder público deixamos a mensagem que omissão também é crime e seremos implacáveis na cobrança e enfrentamento da potencial catástrofe que está por vir! Que Deus esteja conosco!

Atenciosamente,

Janaína Ribeiro

Médica com atuação em UTI no combate ao Corona Vírus – Membro da Amova.

Antônio José Dias Fiuza

Presidente da Amova

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...