Aos 53 anos, libertário Javier Milei é eleito presidente da Argentina

0 80

Economista emplaca vitória histórica e tomará posse em dezembro para 4 anos de mandato

O economista Javier Milei, representante do partido A Liberdade Avança, conquistou a vitória nas eleições presidenciais da Argentina neste domingo (19). Com 88% das urnas apuradas, Milei foi eleito com 55,95% dos votos.

Seu concorrente, o esquerdista Sergio Massa, candidato da coligação governista e atual ministro da Economia, reconheceu a derrota de Milei em um discurso, somando 44,04% dos votos. A vitória de Milei representa uma reviravolta sem precedentes, uma vez que no primeiro turno ele ficou em segundo lugar, atrás de Massa.

Aos 52 anos, Milei será o 52º presidente do país, enfrentando a desafiadora tarefa de lidar com a pior crise econômica em décadas. O país enfrenta a pior inflação em mais de 30 anos, com dois quintos da população vivendo na pobreza e uma significativa desvalorização cambial. Os desafios são agravados por uma dívida externa bilionária e pela falta de reservas internacionais.

Durante toda a campanha, Milei defendeu propostas incisivas para enfrentar esses problemas, como a promoção da dolarização da economia argentina e o fim do Banco Central do país.

Fonte: Conexão Política

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...