João Pedro Prates dos Santos, conhecido como ‘JP’, suspeito de liderar uma facção criminosa no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, foi morto nesta segunda-feira (19) durante uma operação da Polícia Civil no bairro do Cabula. ‘JP’ era investigado por tráfico de drogas e comandava vários “bondes” na capital baiana. Ele também era acusado de uma tentativa de homicídio contra um policial militar em Ibicaraí, em 2020.
Durante a operação, agentes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) cumpriam um mandado de prisão preventiva contra ‘JP’, quando ele reagiu, resultando em um confronto. ‘JP’ foi alvejado e levado ao Hospital Geral Roberto Santos, onde foi confirmado o óbito. Na ação, um policial civil foi ferido, mas não corre risco de morte.
Com o suspeito, a polícia apreendeu uma pistola calibre 9 mm, uma gandola camuflada, um colete balístico e um artefato explosivo. O delegado Thomas Galdino, diretor do Deic, afirmou que ‘JP’ era considerado o principal líder da organização criminosa em Tancredo Neves.