O BRT Salvador atingiu uma marca significativa em agosto, transportando 1.518.177 passageiros, um aumento de 107% em comparação ao mesmo período de 2022. Esse foi o maior número de usuários desde o início da operação do sistema em setembro do ano passado. Nos últimos 12 meses, o sistema atendeu 14.443.628 passageiros.
O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, destacou o impacto positivo do BRT na cidade, afirmando que o sistema está sendo estudado por outras cidades no Brasil e no mundo. “Esses números mostram a consolidação de um modal que oferece prioridade aos passageiros em suas viagens”, afirmou Muller.
Até dezembro, duas novas linhas serão adicionadas: a B5, ligando a Rodoviária à Lapa, e a B6, que conectará a Lapa ao aeroporto pela orla. Para reforçar o sistema, 51 novos ônibus, incluindo dois articulados, chegarão à cidade ainda este ano. Veículos elétricos também serão adquiridos, com previsão de chegada em 2025.
Além de transporte, o projeto do BRT inclui melhorias na infraestrutura urbana, como macrodrenagem, requalificação de vias, novos elevados, paisagismo, iluminação e áreas de lazer, como quadras e parques. O sistema possui 13 km de vias exclusivas, 14 estações, e atende 18 bairros, incluindo o trecho compartilhado no Caminho das Árvores e Pituba.