Camaçari: Prefeito garante ações para criança e adolescente em reunião com MP

0 44

O Ministério Público (MP) esteve reunido com o prefeito Elinaldo Araújo na manhã desta quinta-feira (7). Na pauta, assuntos relacionados à criança e ao adolescente, como a instalação, em Camaçari, do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), este que é uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a todos os municípios.

Inicialmente, o MP pediu que fossem instalados serviços de apoio à criança e ao adolescente, como a escuta especializada, o que já foi realizado pela prefeitura. Dentro disso, também ficou para ser implantado, o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente, equipamento o qual a gestão municipal estuda onde será implantado de maneira definitiva, ou provisória.

Em um diálogo franco, o prefeito Elinaldo conversou com os representantes. “De acordo a várias obras que estão em andamento, fica mais fácil montar uma estrutura de maneira provisória. A nossa equipe vai buscar um lugar adequado para montar, mas apresentar em tempo hábil onde vai estar de maneira definitiva. Conseguimos, juntos, implantar os serviços que não tinham, mesmo não tendo o Centro Integrado, já avançamos. Agora, nós temos que integrar os serviços e, para isso, precisamos de uma estrutura adequada, que estamos procurando, apesar da dificuldade” afirmou.

A coordenadora do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP), Dr.ª Aline Cotrim, fez uma avaliação do encontro. “A gente está muito feliz com o resultado dessa reunião, e acha que essa forma de tratamento, de relação que o executivo tem com as outras instituições, é muito promissora. A gente nunca pode esquecer o nosso objetivo primordial, de todos nós, que é servir”, ao reafirmar que sai da reunião com o compromisso de que as estruturas serão implantadas.

Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Dr.º Bruno Sanfront falou diretamente com o prefeito em relação a vontade de fazer acontecer, e destacou que o que falta é integrar as ações no mesmo espaço. “Com esse interesse do senhor e a competência desses órgãos presentes, tenho certeza que isso vai acontecer e nós saímos dessa reunião com os objetivos atingidos, que no NAI e o Centro Integrado vire uma realidade”.

A articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), Janete Ferreira, fez um resgate histórico do trabalho, realizado pela Prefeitura de Camaçari, voltado para a criança e o adolescente, que foi feito com a rede. “O município vem cumprindo várias etapas e o que nós estamos discutindo hoje é sobre um equipamento que é de extrema relevância, que vai causar um impacto muito positivo, um equipamento que tem vários órgãos juntos para poder ajudar essa família, essa vítima, essa criança e adolescente”.

Ao final, o prefeito Elinaldo Araújo entregou uma camisa do PPAC para os representantes do Ministério Público. Ainda participaram da reunião, as secretárias do Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira, e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro; o subsecretário de Relações Institucionais, Oziel Araújo; e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); a presidente Baja Carvalho, do Conselho Tutelar; e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Camaçari, a vice-presidente, Dra. Andréa Gama.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...