Com base nos números, Vitória ainda pode sonhar com acesso à série A em 2019

0 126

Quase nada mudou para o Vitória desde o último levantamento realizado pelo BNews apontando as necessidades do time para conseguir o acesso à série A ainda este ano. Há um mês, o Leão estava na zona de rebaixamento, na 17ª colocação e com 14 pontos. De lá pra cá, foram sete partidas, 10 pontos conquistados em dois triunfos, quatro empates e uma derrota.

Mas, apesar de atualmente ocupar a 15ª posição, com 24 pontos, a realidade rubro-negra praticamente não mudou em relação ao que precisa para subir. Os três empates dentro de casa, contra América-MG, Operário e Botafogo-SP acabaram estagnando o Vitória na tabela e nem os dois triunfos fora de casa, contra CRB e Vila Nova, foram suficientes para deixar o Leão mais próximo do seu objetivo.

Para completar, na última rodada, quando estreou os mandos de campo na Arena Fonte Nova, o Rubro-Negro acabou derrotado por 1 a 0 para o Guarani, até então último colocado. O resultado negativo deixou o time baiano a apenas um ponto do Z-4 e com obrigação de vencer de qualquer jeito o São Bento, agora na laterna, nesta terça-feira (17), para não voltar à temida zona. A partidad acontece a partir das 21h30, no estádio Walter Ribeiro, na cidade de Sorocaba.

No entanto, ainda dá pra sonhar com o acesso à primeira divisão em 2019. Deixando de lado o emocional, a falta de motivação que o elenco apresentou no último jogo e a falta de fé de parte da torcida, o Vitória ainda pode usar a calculadora e se basear nos números para possivelmente ganhar um estímulo em subir na tabela e consequentemente alcançar o G-4.

Vitória tem que vencer ao menos 15 jogos dos 23 restantes se quiser subir para série A

Tirando como parâmetro os mesmos quesitos apontados no último levantamento feito por nossa reportagem, o Leão precisa agora de, ao menos, 13 vitórias para entrar de vez na briga pelo acesso. Conseguindo esses triunfos, o Rubro-Negro somaria mais 39 pontos aos 24 já conquistados e chegaria aos 63, pontuação média dos times que ficaram na 4ª colocação nos últimos anos.

Pontuação dos últimos que conseguiram o acesso na quarta posição entre 2014 e 2017
2014 – Avaí subiu com 62 pontos (18 triunfos); o Vasco foi o 3º com 63 pontos e dois triunfos a menos que o Avaí

2015 – América-MG subiu com 65 pontos (19 triunfos); o Vitória conquistou o acesso em 3º com um ponto a mais e o mesmo número de triunfos; Botafogo campeão com 72 pontos

2016 – Bahia subiu com 63 pontos (18 triunfos); Atlético-GO foi campeão com 76 pontos

2017 – Paraná subiu com 64 pontos (18 triunfos); América-MG foi campeão com 73 pontos

Em 2018 a pontuação ainda foi menor
E se com 63 pontos, entre 2014 e 2017, o Vitória ainda estaria brigando por uma vaga, no ano passado, o Leão já estaria garantido e na vice-liderança. Ao fim do campeonato em 2018, a equipe do Goiás conseguiu a 4ª colocação com apenas 60 pontos, mesma pontuação da Ponte Preta, que ficou em 5º lugar e permaneceu na série B. Na disputa, Fortaleza foi campeão com 71 pontos, CSA ficou em 2º com 62 e Avaí em 3º com 61.

O que resta na disputa
Vale lembrar que entrando na 23ª rodada do Brasileirão da série B, ainda há em disputa 48 pontos, contando com a partida desta terça. Ou seja, caso o Vitória tenha mais quatro resultados negativos, praticamente pode dar adeus matematicamente ao sonhor de retornar à elite em 2019.

Dos jogos, oito serão em casa e oito fora dos domínios rubro-negros. Em seu mando de campo, o Vitória enfrenta Atlético-GO, Sport, Oeste, Londrina, Figueirense, Brasil de Pelotas, CRB e Coritiba. Já longe de Salvador encara São Bento, Bragantino, Cuiabá, Criciúma, Ponte Preta, Paraná, América-MG e Operário.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...