Coronavírus: estudo estima que apenas metade das pequenas empresas irão resistir sem receita

0 169
Setores como o de restaurantes e os de reparo e manutenção são os mais afetados pela queda do consumo

Um estudo do JPMorgan Chase Institute, centro de pesquisas do banco de investimentos americano, estimou que metade dos pequenos negócios estadunidenses vão à falência após cerca de 27 dias sem receita. Foram analisados 597 mil pequenos negócios entre fevereiro e outubro de 2015.

A razão da falência seria o número de dias em que um negócio necessita continuar com seus dispêndios normais — como folha da pagamento, fornecimento, impostos, contas e juros de empréstimos — e não consegue arrecadar nenhum dinheiro, queimando o caixa da companhia.

Por conta da crise do novo coronavírus, inúmeras empresas ao redor do mundo já estão tendo que declarar falência após serem obrigadas a fechar suas portas por alguns dias. A questão econômica está sendo alvo de amplo debate e preocupação entre governantes e cidadãos.

Setores como o de restaurantes e os de reparo e manutenção são os mais afetados pela falta de entrada de receita, levando uma média de 16 e 18 dias, respectivamente, para irem à falência. Entre os pequenos negócios, os setores mais resilientes são os de serviços de alta tecnologia e o mercado imobiliário, tendo condições de se manterem por 33 e 47 dias, na devida ordem.

“Como revelado pela JPMorgan, o setor de serviço rapidamente perde sua reserva, a começar pelos serviços pouco especializados. No Brasil, dado a prevalência de serviços simples e como o capital (máquinas, terrenos que podem ser liquidados para evitar o pior) acumulado nos setores é ainda menor que os EUA, os serviços brasileiros podem ainda mais rapidamente sair de operação”, afirmou o economista Ícaro Oliveira.

Confira abaixo o gráfico completo, com todas as informações sobre o estudo.

*VN

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...