Crise no PL da Bahia: Roma Perde Força e Alden Ganha Espaço
O presidente do Partido Liberal (PL) na Bahia, João Roma, enfrenta dificuldades para manter o controle da legenda no estado. Apesar do apoio fiel do deputado estadual Leandro de Jesus, a pressão interna para que Roma deixe o comando do partido tem aumentado.
Nos bastidores, o nome do deputado Capitão Alden desponta como favorito para assumir a presidência do PL baiano, contando com apoio de lideranças como Jonga Bacelar. Até mesmo aliados históricos de Roma, como Vitor Azevedo e Raimundinho da JR, já demonstram insatisfação com sua permanência no cargo.
Leandro de Jesus, por sua vez, planeja disputar uma vaga para deputado federal em 2026, contrariando membros de seu próprio grupo político. Sua candidatura pode enfrentar dificuldades caso André Porciúncula também entre na disputa, já que o ex-secretário da Cultura e aliado de Jair Bolsonaro ainda tem forte apelo entre o eleitorado bolsonarista na Bahia.
Diante da crise no PL, o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro foi acionado para tentar conter a disputa interna. No entanto, com o crescente isolamento de João Roma dentro do partido, sua permanência na presidência da sigla parece cada vez mais incerta.