De olho nas eleições 2024

0 114

Tudo normal na capital baiana

Em Salvador, o prefeito Bruno Reis (União) está muito bem avaliado pela população e faz um bom trabalho. É o caminho natural a sua reeleição. Porém, na sua chapa ainda existe uma disputa aberta pela vaga de vice-prefeito. Quem está sentada na cadeira é Ana Paula Matos (PDT), que também foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Ciro Gomes em 2022.

Depois de ensaiar Maurício Trindade (PSB) e Robson Almeida (PT), o conselho político do governo do estado dá sinais de que a escolha “da semana” será Geraldo Júnior (MDB). Resta saber qual será o comportamento de Olivia Santana (PCdoB) e do Pastor Sargento Isidoro (Avante), que também já colocou o seu nome à disposição do pleito.

Em Lauro de Freitas a oposição está facilitando a vida de Moema

Com a agora ex-vereadora Débora Régis (PDT) fora da briga, João Leão (Progressistas) terá uma difícil missão de juntar o que restou da oposição que tem como possíveis candidatos Teobaldo Costa (União), Mirela Macedo (União) e Matheus Reis (PSDB). 

O Partido Liberal ensaia lançar o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) a prefeito na cidade, mas falta aderência do nome e pode ser tarde demais quando resolver engrenar uma candidatura.

Ailton Florêncio (PT), secretário de Administração da atual gestão, e Naide Brito (PT), presidente da Câmara de Vereadores, são os favoritos na briga pelo apoio da prefeita Moema Gramacho (PT). Ainda “correm por fora” o vice-prefeito Vidigal Cafezeiro (Republicanos) e os secretários Decinho (Republicanos) e César (Progressistas).


Camaçari está com tudo definido, ou não…

Elinaldo ainda não definiu quem será o candidato, mas definiu quem não será. Tirou da disputa Helder Almeida (União) e Júnior Borges (União). A escolha vai sair entre os nomes do vice-prefeito Tude (União) e o presidente da Câmara de Vereadores Flavio Matos (União).

Há quem diga que a campanha por lá está definida e é certa a candidatura de Luiz Caetano (PT), porém ainda existe uma possibilidade da escolhida. A eleição da mesma abriria uma vaga no Congresso para o partido dos trabalhadores.

Em Alagoinhas uma união que há 4 anos era muito improvável 

Gustavo Carmo (PSD) foi lançado como candidato do prefeito Joaquim Neto (PSD) e toda movimentação foi feita par que ele tivesse o apoio de Radiovaldo Costa (PT). Ambos lançaram suas pré-candidaturas e a pedido do deputado federal Joseildo Ramos (PT) quem pontuar melhor nas pesquisa, quem reunir mais apoio, quem estiver mais bem posicionado será a cabeça da chapa. Pois o compromisso firmado é dos dois caminharem juntos.

Na oposição ao grupo do prefeito está o ex-prefeito Paulo Cézar Simões (Solidariedade) que busca um novo partido e pode migrar para o União Brasil do seu deputado federal Paulo Azi (União).


Em Mata de São João o prefeito abre mão de reeleição devido a grande rejeição

João Gualberto (PSDB) abriu mão do benefício da reeleição e vai apoiar seu vice-prefeito, Bira da Barraca.

Paulo Henrique (PT) tem o apoio de Luiz Caetano (PT) e aposta na “Onda do PT” para fazer sua campanha na cidade.

Lançada pelo apresentador da Brado Rádio, Timóteo Oliveira, Tati Mandelli (Republicanos) surge como uma opção na cidade aos eleitores mais conservadores.

*Paulo Maneira é estrategista político, comanda o Podcast Liga da Política e comenta sobre eleições na Brado Rádio toda sexta-feira.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...