Decreto facilita abertura de empresas em Salvador
Os critérios para abertura de empresas em Salvador foram alterados. De acordo com um novo decreto publicado pela Prefeitura da capital baiana nesta sexta-feira (29), o número de tipos de negócios considerados de ‘baixo risco A’ subiu de 149 para 405.
Com a medida, mais empresas poderão ser abertas automaticamente pela administração municipal, dispensando a análise manual de viabilidade. A avaliação automática beneficiará diversos segmentos, como escritórios de advocacia, agências de publicidade, comércios varejistas, entre outros.
A revisão das regras foi executada por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Fazenda (Sefaz).
Com a ação, o cidadão que desejar abrir uma empresa deverá fazer o pedido no site da Junta Comercial da Bahia (Juceb), através do Sistema de Registro Integrado (Regin), que enviará simultaneamente os dados de viabilidade do nome, descrição do objeto social e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) fiscal à Juceb e, em seguida, encaminhará a viabilidade de localização para a Sedur – que, no caso da classificação “baixo risco A”, acontecerá de maneira automática.
A lista com a relação das atividades econômicas que serão beneficiadas com a revisão da classificação de riscos pode ser consultada através do site.
Fonte: IBahia