Começou na última sexta-feira compensação dos boletos bancários no mesmo dia

0 89

Desde sexta-feira (15), os boletos bancários ganham um processo de compensação mais ágil. Agora, os documentos pagos até as 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, dependendo do contrato que o credor mantiver com sua instituição financeira para emissão do documento. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O prazo de liquidação da cobrança no mesmo dia é definido pelas instituições bancárias como D+0 [zero]. Segundo a Febraban, o pagamento realizado após esse horário continuará com a liquidação no próximo dia útil ou D+1, como é chamado no jargão bancário.

A novidade faz parte de um projeto de modernização dessa modalidade de pagamento e envolverá 136 instituições bancárias, de acordo com a Febraban. A expectativa do setor é que, inicialmente, cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1 para os pagamentos feitos após o horário limite.

A medida terá impacto apenas para o credor do documento, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro no mesmo dia. Nada mudará para quem paga o boleto diretamente. No entanto, para o e-commerce, a Febraban destaca que a agilidade na liquidação do boleto trará vantagens tanto para o comércio quanto para os compradores.

No caso do e-commerce, por exemplo, “vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, afirmou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.

A entidade prevê que, após a implantação da modernização e se as compensações no mesmo dia funcionarem sem nenhum problema técnico, iniciará estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0, no mesmo dia de pagamento do boleto.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...