Dezembro tem cor laranja para conscientizar sobre cA?ncer de pele

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De acordo com a Sociedade de Dermatologia, o diagnA?stico precoce do cA?ncer de pele A� fundamental para o sucesso do tratamento

DivulgaA�A?o

Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja. Diante da chegada do verA?o, a proposta A� conscientizar a populaA�A?o sobre a necessidade do combate e prevenA�A?o do cA?ncer de pele.

Para participar, basta acessar o site da campanha e compartilhar o conteA?do nas redes sociais, utilizando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. TambA�m A� possA�vel alterar a foto de perfil no Facebook e no Twitter usando o aplicativo da campanha.

De acordo com a Sociedade de Dermatologia, o diagnA?stico precoce do cA?ncer de pele A� fundamental para o sucesso do tratamento. A campanha reforA�a, portanto, a necessidade das chamadas atitudes fotoprotetoras de fA?cil execuA�A?o no dia a dia do brasileiro.

Monumentos iluminados

Diversos pontos turA�sticos e monumentos em todo o paA�s ganharam iluminaA�A?o especial com a cor da campanha em pontos centrais das cidades no intuito de reforA�ar que o cA?ncer da pele pode ser prevenido.

No Rio de Janeiro, o Bondinho PA?o de AA�A?car foi o primeiro monumento a abraA�ar a causa. No A?ltimo dia 1A?, alA�m de se a�?vestira�? de laranja, o local recebeu artistas, mA�dicos e outros convidados para o lanA�amento da campanha, que contou com a presenA�a da bateria da Escola de Samba Portela.

O Museu de Arte ContemporA?nea, em NiterA?i, a Pinacoteca Benedicto Calixto, em SA?o Paulo, a Ponte Newton Navarro, no Rio Grande do Norte e o estA?dio Beira Rio, no Rio Grande do Sul tambA�m se uniram no combate ao cA?ncer da pele durante o Dezembro Laranja.

Super Protetor

O mascote Super Protetor A� a estrela de um desenho animado lanA�ado pela SBD para disseminar o Dezembro Laranja de forma descontraA�da e consciente a adultos e crianA�as. Ele tem como armas de proteA�A?o capa, A?culos escuros e protetor solar, alA�m de um relA?gio para avisA?-lo qual o melhor horA?rio para tomar banho de sol.

O desenho aborda situaA�A�es do cotidiano e reforA�a a necessidade de fotoproteA�A?o no dia a dia, principalmente entre crianA�as e adolescentes. A entidade alerta que os efeitos nocivos do sol estA?o diretamente relacionados a intensidade da exposiA�A?o solar desde a infA?ncia, sendo cumulativos e irreversA�veis.

CenA?rio

Em 2016, a SBD, junto com o DataFolha, divulgou pesquisa inA�dita que imprime a radiografia do hA?bito de exposiA�A?o solar do brasileiro. O estudo traz dados considerados alarmantes pelos dermatologistas:

– 106 milhA�es de brasileiros se expA�em ao sol de forma intencional nas atividades de lazer a�� 70% da populaA�A?o acima de 16 anos

– 63% dos brasileiros nA?o usam protetor solar no seu dia a dia

– 6 milhA�es de brasileiros adultos (mais de 4% da populaA�A?o) nA?o se protegem de forma alguma quando estA?o na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago

Dados do Instituto Nacional de CA?ncer estimam que, em 2016, foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos de cA?ncer da pele nA?o melanoma no Brasil. Os principais tipos de cA?ncer registrados no paA�s sA?o os de pele nA?o melanoma (para ambos os sexos), o de prA?stata e o de mama.

JA? a OrganizaA�A?o Mundial da SaA?de prevA? que, no ano 2030, haverA? no mundo 27 milhA�es de casos novos de cA?ncer, com 17 milhA�es de mortes pela doenA�a e 75 milhA�es de pessoas vivendo com cA?ncer. O maior efeito desse aumento incidirA? em paA�ses em desenvolvimento. No Brasil, o cA?ncer jA? A� a segunda causa de morte por doenA�as, atrA?s apenas das do aparelho circulatA?rio.

Fonte: AgA?ncia Brasil.

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