Durante protesto, ativista Greta Thunberg é detida por policiais alemães
A ambientalista Greta Thunberg foi detida, nesta terça-feira (17), após participar de um protesto contra as obras de expansão de uma mina de carvão nas proximidades da cidade alemã de Lutzerath.
Durante a manifestação, autoridades locais chegaram a levar Greta carregada para dentro de um ônibus da polícia. A jovem estava reunida com outros manifestantes, porque será necessário demolir uma vila para que as obras de expansão sejam concluídas.
Mesmo que a vila seja derrubada, há o planejamento para que a mina seja ativada em breve, para fornecer energia elétrica. No momento, a Alemanha enfrenta uma crise de abastecimento de energia por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Antes de ser detida, Greta realizou uma publicação nas redes sociais onde falou sobre a situação que está ocorrendo na localidade e sua participação nos protestos.
“Nós estamos em Lutzerath, um vilarejo alemão ameaçado de demolição para a expansão de uma mina de carvão. As pessoas estão resistindo e defendendo Lutzerath por anos. Recentemente despejos começaram, mas o espírito de luta ainda persiste.”