Governo sanciona lei que proíbe pistolas de água durante carnaval
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou a lei nº 14.584, que proíbe a utilização de “pistolas de água” e similares durante eventos de rua, incluindo o Carnaval. A medida visa garantir a segurança das mulheres durante as festividades. A secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, destacou a importância da lei para prevenir a violência machista e misógina durante o Carnaval.
A lei prevê a apreensão das pistolas de água nos portais de acesso dos circuitos do Carnaval e dentro dos espaços da festa. O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou que o objetivo é criar um ambiente de tranquilidade, e diálogos foram estabelecidos com blocos e organizações para promover campanhas educativas e penalidades contra o uso dessas armas de brinquedo.
O coordenador-geral do Carnaval, Geraldo Júnior, destacou o caráter histórico da lei e sua importância para preservar a identificação, resistência e empoderamento das mulheres. A medida conta com apoio do Ministério Público da Bahia, que firmou um termo de ajustamento de condutas com o bloco As Muquiranas para prevenir e enfrentar a violência contra as mulheres. As pistolas de água recolhidas serão encaminhadas para cooperativas de reciclagem lideradas por mulheres.