Greve na Ufba é deflagrada por sindicato de professores

0 39

Na noite da última quinta-feira (25), teve início uma greve na Universidade Federal da Bahia (Ufba), que terá início a partir da próxima segunda-feira (29). A iniciativa foi tomada pelo Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub Sindicato), durante uma assembleia geral realizada no auditório da Faculdade de Direito, no bairro da Graça.

Os professores reivindicam reajuste salarial, reestruturação das carreiras do Magistério Superior e EBTT, além de recomposição orçamentária das universidades e institutos federais. Com 210 votos a favor da deflagração da greve, 129 votos para iniciar um estado de greve e quatro abstenções, a assembleia também constituiu um grupo para compor o “comando de greve”.

Embora a proposta mais votada tenha sido iniciar a greve de imediato, a Apub Sindicato deverá informar à universidade que foi aprovado um indicativo de greve e só poderá iniciar a paralisação das atividades após 72 horas, conforme previsto em lei. Um dos membros do sindicato alertou para essa formalidade após a votação.

A próxima mesa de negociação com o governo está agendada para o dia 6 de maio. Além da Ufba, a decisão atende às reivindicações dos docentes da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Os professores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), campus Malês, também realizaram uma assembleia na manhã desta quinta-feira, mas não aprovaram uma greve.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...