Influenciadores são alvo de operação no RJ por esquema ilegal de rifas

0 8

A Polícia Civil do Rio deflagrou, nesta sexta-feira (1º), a Operação Rifa Limpa, visando influenciadores digitais envolvidos em um esquema ilegal de sorteios de rifas nas redes sociais. A operação cumpriu dez mandados de busca e apreensão contra influenciadores e seus comparsas, suspeitos de fazer parte de uma organização criminosa que promove rifas ilegais e lavagem de dinheiro.

Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio, os suspeitos podem estar envolvidos em atividades de lavagem de dinheiro. “A ação busca apreender documentos que comprovem fraudes nos processos de realização das rifas e na distribuição dos bens sorteados aos supostos ganhadores”, informou a secretaria em nota.

As investigações indicam que, por meio de divulgações nas redes sociais, os influenciadores buscavam lucros ilícitos, prejudicando um grande número de pessoas com métodos fraudulentos. “Os sorteios seguem padrões da Loteria Federal, criando uma falsa impressão de legitimidade e segurança, mas não há auditoria oficial para validar os ganhadores. Além disso, foi identificado o uso de um aplicativo personalizado, levantando suspeitas de fraude e violando a legislação vigente”, detalhou a secretaria.

A realização de rifas requer autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), vinculada ao Ministério da Fazenda, e apenas instituições sem fins lucrativos têm permissão para promover esses sorteios. A nota não revelou os alvos da operação nem os locais dos mandados de busca e apreensão.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...