Iniciada a sondagem para construção da ponte Salvador-Itaparica
A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica deu início à sondagem do novo Sistema Rodoviário nesta quarta-feira (31), um passo essencial para avaliar o solo e definir a fundação da ponte. Após concluir essa etapa em terra, a sondagem no mar está prevista para começar em março.
A primeira perfuração foi realizada em terra no município de Vera Cruz, coletando amostras do terreno exato onde ficarão cada um dos pilares. Essas amostras serão submetidas a análises detalhadas em laboratório. Além de Vera Cruz, outra perfuração será feita em Salvador como parte da sondagem em terra.
O cronograma prevê o uso de plataformas em áreas de águas rasas na Baía de Todos-os-Santos nesta fase inicial, seguido pela sondagem em águas profundas, utilizando navios de grande porte para coletar amostras do solo marinho.
A conclusão de todo o processo de sondagem está prevista para dezembro de 2024, com os canteiros de obras sendo mobilizados no início de 2025.
O presidente da Concessionária, Cláudio Villas Boas, destacou que esse é um grande passo rumo à concretização dessa nova solução de mobilidade que ampliará as perspectivas de futuro da Bahia.
Além da ponte de 12,4 km sobre o mar, que será a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, está prevista uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos, composta por viadutos e dois túneis paralelos aos da Via Expressa.
Em Vera Cruz, o fluxo de veículos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km na região de Mar Grande até as proximidades de Cacha Pregos. Ademais, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 até o início da Ponte do Funil.
Esse investimento de cerca de R$ 9 bilhões é resultado de uma Parceria Público-Privada entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês, estabelecendo uma concessão de 35 anos para a construção, operação e manutenção do equipamento, conforme contrato assinado em novembro de 2020.