Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas no litoral baiano

0 23

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas no litoral da Bahia, abrangendo mais de 130 municípios, incluindo Salvador, Camaçari e Maraú. As regiões do Vale São-Franciscano, Nordeste, Centro-Norte e Sul do estado também estão sob aviso.

A previsão indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de 40-60 km/h. Existe um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta, emitido na quarta-feira (27), permanece vigente até esta quinta-feira (28).

Diante de rajadas de vento, recomenda-se evitar abrigar-se debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É aconselhável evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu uma previsão do tempo para a capital baiana, indicando um aumento gradual das chuvas e redução da temperatura ao longo desta semana. Segundo análise do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador, essas condições devem persistir até o final de março e durante a primeira quinzena de abril.

A Codesal também prevê que as chuvas podem superar a média climatológica de 143,7 mm, devido à formação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e outros sistemas meteorológicos.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...