O Instituto Fogo Cruzado, que faz o mapeamento da violência armada, registrou ao menos 118 tiroteios em Salvador e região metropolitana, no mês de fevereiro.
O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (6). Ainda no mês de fevereiro, a instituição contabilizou 24 feridos e 79 mortes – um percentual de 66,94%. No mês anterior, os dados registraram 109 tiroteios, com 72 mortos e 12 feridos.
Entre os motivos dos tiroteios, 37 ocorreram em ações e operações policiais e 31 foram em meio a disputas entre facções. Seis pessoas foram vítimas de balas perdidas. Destas, uma foi morta e outras cinco ficaram feridas.
No dia 5 de fevereiro houve o maior número de ocorrências, com 12 tiroteios ao todo, seis deles em meio a disputas, que deixaram duas pessoas feridas.
Os dados do Instituto Fogo Cruzado indicaram um aumento no número de pessoas mortas em disputas, desde os primeiros registros do órgão, em julho de 2022. Até o mês anterior, os dados apontavam para o maior registro de pessoas mortas, com 46 ocorrências. Em fevereiro, 48 pessoas foram mortas e dez ficaram feridas em meio a disputas.
Homens seguem como a maioria das vítimas de armas de fogo em Salvador e Região Metropolitana: 74 foram mortos e 15 ficaram feridos. Entre as mulheres, quatro foram mortas e seis ficaram feridas. Outras quatro pessoas não foram identificadas.