Promessa do governo Rui Costa (PT), o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) recebeu uma nova proposta nesta sexta-feira (25). O governador Jerônimo Rodrigues (PT) solicitou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a transferência de um pedido de empréstimo feito em 2014, durante a gestão de Jaques Wagner (PT), para financiar o novo modal.
Naquele período, o recurso estava destinado ao Tramo 3 da Linha 1 do metrô de Salvador, que liga Pirajá a Águas Claras e Cajazeiras, e foi concluído em dezembro de 2023. O montante solicitado foi de R$ 800 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Programa Pró-Transporte (PAC) – Pacto da Mobilidade.
“O valor proveniente da operação de crédito autorizada nesta Lei será utilizado para a execução das obras do Projeto Metrô de Salvador – Linha 1 – Tramo 3 – Pirajá-Águas Claras-Cajazeiras, integrante do Programa Pró-Transporte – PAC – Pacto da Mobilidade, e para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT de Salvador e Região Metropolitana, Trecho Calçada – Comércio”, destaca o pedido.
Se aprovado, o valor será redirecionado para a construção do trecho Calçada-Comércio do VLT. Para agilizar a apreciação da proposta, o governador pediu urgência na tramitação, permitindo que ela seja analisada sem passar pelas comissões temáticas.
Além disso, na última quarta-feira (23), Jerônimo Rodrigues também solicitou um empréstimo de R$ 1,165 bilhões, dos quais R$ 154,864 milhões serão destinados ao funcionamento do VLT. A previsão é que o primeiro trecho do VLT, que ligará a Calçada à Ilha de São João, seja entregue no segundo semestre de 2025.