Lacen confirma dois casos de novas variantes do coronavírus em Lauro de Freitas

0 224

Laboratório concluiu que transmissão foi comunitária

Duas novas variantes do novo coronavírus foram detectadas na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) nesta quarta-feira (24). O primeiro caso descoberto foi da cepa B.128, identificada em Manaus.

Já o segundo foi a cepa da linhagem B1.1.7 notificada pela Organização Mundial da Saúde pela primeira vez em janeiro no Reino Unido. A variante britânica foi confirmada em um paciente que reside no município e que não possui histórico de viagem.

De acordo com o coordenador do Comitê Operacional em Emergência (COE) da Saúde, Marcelo Galvão, as cepas são identificadas através de sequenciamento genético.

“O laudo do Lacen-BA concluiu que se trata de uma transmissão comunitária já que não houve possibilidade de rastrear a origem da infecção, indicando que o vírus já circula entre nós, independente das pessoas terem viajado ou não para o exterior”, explicou.

O médico afirmou ainda que até o momento não há dados que relacionem essas variantes a quadros mais graves da Covid-19, porém as mutações do vírus apresentaram maior potencial transmissor. “A administração municipal aprofundou o rastreamento dos contatos dessas duas pessoas para monitorar o vírus”.

Nova variante

Segundo Marcelo, a presença de mutações é um processo natural na biologia dos vírus. No entanto, algumas delas podem gerar diferenças dentro de um grupo genético que são denominadas variantes. Elas podem representar um impacto na saúde pública caso apresentem um potencial de maior transmissibilidade ou gravidade da doença.

*bahia.ba

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...