Lagoa dos Patos: prefeitura busca soluA�A�es para resolver problema

Prefeitura de Salvador afirmou que hA? estudos em andamento para resolver o problema

0 771

Moradores do bairro da Pituba voltaram a criticar as condiA�A�es da Lagoa dos Patos. Em reportagem do site Pituba NotA�cias publicada na terA�a (13), frequentadores do local relataram abandono e descaso. AtravA�s da Secretaria da Cidade SustentA?vel e InovaA�A?o (SECIS), a prefeitura de Salvador afirmou que hA? estudos em andamento para resolver o problema. AlA�m disso, a Pasta disse que a a�?construA�A?o irregular de diversos poA�os artesianos feitos por empreendimentos ao redor da lagoa A� uma das principais causas do esvaziamento do mananciala�?.

a�?Depois de descobertos, os poA�os foram interditados e a Prefeitura de Salvador, atravA�s da Secretaria da Cidade SustentA?vel e InovaA�A?o (Secis), Secretaria de ManutenA�A?o da Cidade (Seman) e LIMPURB, iniciou diversas aA�A�es para a recuperaA�A?o do ecossistema do locala�?, diz o comunicado.

Ainda segundo a nota, em 20 de fevereiro deste ano, foi realizada uma vistoria e a�?um calendA?rio de aA�A�es foi definido e iniciado com uma grande limpeza e roA�agem desenvolvidas por equipes da LIMPURB. Foram retiradas Ervas daninhas e vegetaA�A?o exA?tica, que por conta da chegada do perA�odo de chuvas contribuiriam com o aumento da matA�ria orgA?nica nas A?guas da lagoa e causariam a sua mortea�?.
A SECTIS tambA�m explicou que a�?simultaneamente A� limpeza, a Seman iniciou a poda das A?rvores que cercam a lagoa, que em sua maioria sA?o exA?ticas e que possuem muitos focos de erva-de-passarinho, parasita que pode ocasionar a morte das A?rvores. EstA?o sendo desenvolvidas ainda aA�A�es de desobstruA�A?o do sistema de drenagem pluvial que contribui para a lagoa e um estudo para a criaA�A?o de novas formas de captaA�A?o de A?gua da chuva para o manancial. AlA�m disso, a Seman estA? planejando uma reforma completa das margens da lagoa com a implantaA�A?o de novos equipamentos e recuperaA�A?o de caminhosa�?.

Por fim, o A?rgA?o afirmou que em uma reuniA?o realizada nessa segunda-feira, 12 de marA�o, com o secretA?rio da Cidade SustentA?vel e InovaA�A?o, AndrA� Fraga, moradores do bairro acertaram um calendA?rio de recomposiA�A?o da mata ciliar com plantio de espA�cies nativas e uma horta comunitA?ria. Estiveram na reuniA?o os representantes da Lagoa dos Patos, Simone Miranda Chaves, Murillo Costa e Ricardo Carillo SA?.

*Informe Baiano

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...