Lauro de Freitas inicia imunização de profissionais da atenção básica com vacina da AstraZeneca
Município recebeu lote com 1.320 doses da vacina; somando com lote recebido da CoronaVac, são 2.960 doses para imunização
Os profissionais de saúde a atenção básica foram os primeiros a receber as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca em Lauro de Freitas. O lote com 1.320 doses deu continuidade à vacinação dos grupos prioritários, iniciada no último dia 19.
Devido ao envasamento do imunizante, que guarda dez doses em cada frasco, a vacinação está sendo feita em grupos de dez pessoas. De acordo com último balanço de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, 1.447 pessoas já foram vacinadas, entre profissionais que atuam na linha de frente e idosos que vivem em instituições de longa permanência. Considerando as doses recebidas da CoronaVac, Lauro de Freitas soma 2.960 doses para imunização da população até o momento.
“Estamos nos esforçando para fazer com maior agilidade possível. Quanto antes tivermos o maior número de pessoas vacinadas, melhor, porque diminuiremos a possibilidade de contaminação”, observou a prefeita Moema Gramacho, que destacou a vacinação de enfermeiros, agentes comunitários e auxiliares de serviços gerais nessa nova remessa.
A primeira a receber a vacina da AstraZeneca foi a técnica de enfermagem Vânia Ferreira.
“Dever cumprido. Estamos na luta e começamos bem. Estou feliz, porque para ajudar o outro precisamos estar preparados, vacinados”, disse a profissional, que atua na Unidade de Saúde da Família Santa Bárbara, em Itinga.