Lauro de Freitas: Políticos participam da tradicional Lavagem do Caranguejo, na Itinga

Cortejo também contou com grupos de baianas, capoeiristas, mestres da cultura popular, companhia de teatro e munícipes, que percorreram até o Largo do Caranguejo com mensagem de paz

0 1.121

A tradicional Lavagem do Caranguejo, no bairro da Itinga, aconteceu neste sábado (1) e domingo (2), marcando a abertura do calendário cultural do verão de Lauro de Freitas. O Cortejo Cultural, que percorreu o bairro celebrando os 35 anos de tradição neste domingo, contou com a presença de diversos políticos do município. Prefeita, vereadores e lideranças, da base e oposição, caminharam pelas ruas da região mais populosa da cidade, que conta com mais de 70 mil habitantes.

Saindo do Alto da Itinga até o Largo do Caranguejo, a prefeita Moema Gramacho (PT) caminhou, acompanhada de alguns vereadores, secretários e lideranças de sua base. A deputada Mirela Macedo (PSD), ex-vice-prefeita da cidade, não participou da Lavagem neste ano.

Prefeita Moema Gramacho (PT) compareceu a Lavagem do Caranguejo. Foto: Reprodução

Membros da oposição também compareceram ao evento. O primeiro suplente de deputado estadual e principal nome de oposição na cidade, Mateus Reis (PPS), caminhou juntamente com o empresário do Atakarejo, Teobaldo Costa e algumas lideranças de oposição a gestão da petista. Também acompanhado do seu grupo de lideranças, Gustavo Ferraz compareceu ao evento.

Mateus Reis (PPS), o empresário Teobaldo Costa compareceram com lideranças a Lavagem. Foto: Reprodução

Além de políticos, o cortejo reuniu grupos de baianas, capoeiristas, mestres da cultura popular, companhia de teatro e munícipes, que percorreram até o Largo do Caranguejo com mensagem de paz.

Os festejos tiveram início sábado com shows de bandas de reggae, arrocha e pagode baiano, além do desfile de blocos. A banda O Prumo, Hit Soul, Kart Love, Jone Kiss, o paredão As Esmeraldas, Pequeno MB e Fora da Mídia foram algumas atrações que animaram a festa. 

Com origem em 1983, por iniciativa do comerciante Senhor Antônio, conhecido popularmente como Caranguejo, a lavagem se tornou uma das festas mais tradicionais do município. Confira mais fotos abaixo:

Calendário

No circuito dos festejos municipais, a Grande Festa de Portão será realiza entre os dias 8 e 9/12, seguido de festas religiosas do mês de dezembro. Em janeiro, o ano começa com a tradicional celebração do Terno de Reis e a festa do padroeiro da cidade, Santo Amaro de Ipitanga. Fevereiro abre com reverência à rainha do mar, passando para o desfile de blocos carnavalescos. A festa de São José, em março, encerra o ciclo do Verão e abre para outras festividades que acontecem ao longo do ano.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...